sábado, 19 de abril de 2014

MEIO AMBIENTE - ESVAZIAMENTO DO MAR MORTO


                                                            MAR MORTO
   http://www.fotosefotos.com/admin/foto_img/foto_big/mar_morto_f1679e8f4f750e5c27ef40a194e2d17b_3.JPG


 Sobre o Mar Morto


Apesar da designação de mar, o Mar Morto é um lago localizado numa depressão a 400 metros abaixo do nível do mar e formado por duas bacias que em conjunto têm cerca de 72 km de comprimento por 14 de largura. Está localizado no vale do Jordão na região do Médio Oriente, entre as fronteiras de Israel e da Jordânia. O clima muito seco e quente provocam uma elevada evaporação. A intensa evaporação permite a formação de grandes depósitos de sal que tomam formas surpreendentes que vão desde de pequenos montículos e de pílares a grandes grutas e cavernas onde se podem admirar estactites e estalagmites.



7http://2.bp.blogspot.com/-0TImI1U-tQI/UK5B5pa3hII/AAAAAAAAoco/Jfuwk6__pSs/s1600/Dead-sea.jpg




"Esvaziamento do Mar Morto gera buracos com mais de 20 metros"
       http://unidosnafe.com.br/joomla1.5/images/dead-sea.jpg


 Na Reportagem do Globo Repórter diz:

"Nos nossos tempos, o Mar Morto é também fronteira, separa Israel e a Cisjordânia, na margem ocidental; da Jordânia, na outra margem.

Em uma das regiões mais secas do mundo, três países sedentos - Israel, Síria e Jordânia - bebem grande parte da água que deveria repor a evaporação natural do Mar Morto.  Desviam o Rio Jordão e outros afluentes, principalmente para irrigação. Retiram água do próprio Mar Morto para indústrias de fertilizantes e represam a água rara das chuvas para levar para as usinas.

 Mas a água que escorre pelos desertos depois das chuvas fica tão salgada que precisa passar por um processo complicado de filtragem, dessalinização.

"Quando o nível do Mar Morto baixa, a água que vem das montanhas avança pelo subsolo e dissolve tudo o que encontra pela frente. Surgem grandes buracos no interior da terra. Até que, de repente, o chão desaba", conta a ambientalista. (Ambientalista Gundi Shachal)

Surgem buracos enormes, às vezes com mais de 20 metros de profundidade.

No fim das contas o que acontece é que os buracos vão se juntando e de novo forma-se um lago. Mas isso não é necessariamente uma boa notícia." (?)

  Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço das suas águas e, a cada ano, encolhe um metro.

 

Reportagem Globo:  Globo Reporter - Esvaziamento do Mar Morto -  Assista o vídeo




(?) Fiquei analisando o porque destas palavras.

Fui pesquisar sobre o teor dessa situação do ajuntamento desses buracos, que são chamados de BOLAINES, que significa Buracos 
 

 

Os bolaines são imensos buracos que vem aparecendo às margens do Mar Morto, alguns que tem cerca de 30 metros de largura e 20 metros de profundidade. E estão cheios de água doce, apesar de brotarem de solo extremamente salgado. (Na reportagem diz que "aparece" cerca de 1 buraco a cada dia.

De onde vem esses buracos?

De onde estão vindo estas águas doces?

Não seria uma forma de restauração?

Acredito que muitos levantam esses mesmos questionamentos.

 A resposta pode estar nesta pesquisa:

Uma surpreendente descoberta no Mar Morto, o que pode explicar o surgimento dos BOLAINES


 Pela primeira vez , os pesquisadores enviaram uma expedição de mergulho no Mar Morto , onde descobriram fontes de água doce saindo de crateras enormes no fundo do mar, juntamente com uma mistura variada de micróbios.
 Uma equipe de pesquisadores da Universidade Ben-Gurion de Israel ( BGU ) do Negev conseguiu mergulhar nas águas salgadas para confirmar suas suspeitas de que nascentes de água doce jet -se a partir de fissuras profundas no fundo do mar.

Ambas as descobertas foram uma primeira para o corpo mais salgado do mundo de água , que é também o ponto mais baixo do planeta . 

 A água doce jorra de crateras com paredes íngremes cerca de 45 pés (15 metros ) de diâmetro e 60 pés (20 metros ) de profundidade . Os pesquisadores descobriram que a água forma um complexo de nascentes que flui ao longo do fundo do mar que está a centenas de metros de comprimento e 90 pés (30 metros ) de profundidade em alguns lugares.Além disso, os mergulhadores encontraram tapetes de micróbios que vivem perto dos furos no fundo do mar. A variedade de microorganismos que vivem em um ambiente pensado para ser , em grande parte desprovida de vida foi surpreendente, disseram os pesquisadores." Enquanto não há peixes presente, tapetes de microorganismos que cobrem grandes áreas do fundo do mar contêm riqueza considerável de espécies ", disse Danny Ionescu , do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha, na Alemanha , um instituto que colaborou com os pesquisadores israelenses na recente expedição.


==========================================================================



Mas do que conhecimento científico, nunca devemos esquecer que biblicamente o Mar Morto é tido como resultado da destruição de Sodoma e Gomorra (Genesis19) e era um lugar de refúgio para o rei David. Foi um dos primeiros resorts de saúde do mundo (por Herodes, o Grande). Também Esse esvaziamento do Mar Morto  é citado na Bíblia (Ezequiel 47).



=========================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário