domingo, 20 de abril de 2014

MADEIRA PLÁSTICA - UMA DAS SOLUÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



        MADEIRA PLÁSTICA                http://embalagemsustentavel.com.br/wp-content/uploads/2012/02/MadeiraPlastica.jpg





 

A séculos o Homem utiliza a Madeira. Com o desenvolvimento tecnológico a exploração da madeira foi ainda mais avançada, sendo derrubada em alta escala, e com o Desmatamento elevou-se ainda mais o problema do Aquecimento Global.


A Madeira Plástica surgiu da necessidade de soluções para o Meio Ambiente, devido ao combate da destruição das florestas em larga escala o que também gerou mais rigorosas Leis Ambientais. 
(Lei 9.605/98 - Crimes Ambientais) e Lei 12.651/12 (Novo Código Florestal)

----------------------------------------------------------------------------------
O que chama-se de madeira plástica é um material composto produzido pela reciclagem de determinados polímeros (popularmente plásticos), com destaque para o polietileno de alta densidade (PEAD, que é o plástico do que se faz baldes, embalagens de detergente ou garrafas de álcool para uso doméstico, por exemplo).
Tais polímeros podem ser adicionados de outros materiais reciclados, que são chamados “cargas”, como a serragem de madeira, o carbonato de cálcio, o caulim (um tipo de argila branca em pó), a “borra de celulose” (resíduos mais pesados, de fibras grosseiras, da reciclagem de papel e papelão, inadequados para a produção de determinadas formas de derivados de celulose), pigmentos que lhe confiram cor desejada e plastificantes, que são produtos químicos que conferem uma certa “plasticidade”, como a flexibilidade adequada à perfuração, por exemplo. Desta maneira, pode-se definir a madeira plástica como um material “compósito”, produzido pela mistura de dois ou mais materiais de natureza completamente diferente que lhe conferem propriedades e custos adequados.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Vantagens:

- resistente a corrosão;
- não solta farpas;
- não racha (mesmo quando se usa pregos...)
- não absorve umidade;
- nem retém fungos;
- não dá cupim;
- fácil de limpar;
- visualmente tem aspecto bem semelhante à madeira.

 --------------------------------------------------------------------------------
Preço:
O preço da madeira plástica varia de acordo com a qualidade  do material (obviamente).

Existem 4 tipos de madeira plástica:

- A madeira plástica nacional (70% plástico e 30% fibra natural);

- O WPC convencional que é composto por 30% de plástico e 70% de pó de madeira,  nacional ou importado;

- O WPC encapsulado (cap composite, somente importado) é um material com a alma de WPC convencional porém com uma capa de polietileno de alta densidade que o torna mais resistente a manchas e arranhões;

- E o PVC que é um perfil 100% feito de PVC, muito resistente a manchas de qualquer tipo de liquido não corrosivo.
Fonte:Site
 ----------------------------------------------------------------------------------

A Madeira Plástica pode ser utilizada em todos os tipos de trabalhos como: Móveis, Decks, Painéis de parede, escadas... pois nela pode-se usar pregos, furadeiras, parafusos..., OU SEJA, ATRAVÉS DA Reciclagem se criou um produto que tem diversas funções além da qualidade, se tem também grande beleza!




l




http://bimg2.mlstatic.com/floreira-vertical-em-madeira-plastica_MLB-F-3962964027_032013.jpg

                                                                                   

       Vídeo:  Pequenas Empresas e Grandes Negócios
 
    

 ==========================================================================

       É uma excelente solução para Preservar o Meio Ambiente.


  Mesmo que o preço possa ser ainda um pouco mais caro, vejo que as vantagens apresentadas cobre essas diferenças, podendo ter qualidade e conforto para você e sua família e principalmente você estará ajudando a Preservar o Meio Ambiente.

2 comentários:

  1. Bom dia amiga Claudia.
    Conferindo esta matéria sobre a madeira plástica.
    Achei muito interessante, olha que já tinha visto uns bancos feitos com esta madeira plástica e pensei não ser muito resistente, mas agora depois de ter lido mudo de opinião.
    Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério de cada um. Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Também tinha mesma opinião sua, mas quando fui pesquisar vi que realmente através da madeira plástica é possível se fazer de tudo. Acredito que ainda a sua divulgação não é tão grande, não só pelo preço mais por ser uma "concorrente" forte para aqueles que já se acostumaram a explorar a natureza sem pensar nas consequências. Por isso a conscientização é tão importante, pois cada um que se conscientiza pode realmente fazer sua escolha, e ajudar tanto na preservação como na restauração do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir